Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Barakamon

By 16:18 ,



Seishuu Handa é um jovem famoso em caligrafia, mas um dia em uma de suas exposições perde o total controle ao ouvir um senhor fazendo severas críticas de sua obra, tanto que agride fisicamente o tal senhor. Diante disso, Seishuu é forçado a ter umas férias e vai parar num lugar super pequeno, que funciona quase como uma vila, em que todos se conhecem. Assim, o protagonista conhece Naru, uma pequenina que sempre invade sua casa em busca de diversão, entre outros habitantes do lugar como Miwa e Tamako, duas garotas que antes usavam a atual casa de Seishuu como um clube e Hiroshi, o filho do líder local.

O anime vai mostrando pouco apouco a adaptação de Seishuu ao lugar e sua tentativa de se tornar novamente o melhor em caligrafia, pois apenas ser bom não basta. Seishuu persegue como louco a perfeição e parece um louco realmente quando está envolvido no trabalho. A adaptação não é fácil, principalmente porque privacidade não existe no local, todos aparecem e entram na sua casa quando bem entendem! Além disso, a tecnologia parece que não chegou ao lugar e Seishuu realmente se isola do mundo em que vivia antes. Por outro lado, o protagonista começa a aprender sobre a simplicidade da vida e vamos vendo seu amadurecimento ao longo da série. Tudo isso com uma boa dose de comédia non sense e com um drama nada pesado, como se o autor diluísse a parte do drama ao longo da série. Dessa forma, ninguém percebe a densidade da obra, ainda que ela esteja lá, bem presente nos mínimos detalhes, em curtos diálogos, em metáforas que relacionam coisas simples da vida com a situação profissional do protagonista.



As pessoas do povoado são simples, um grande contraste com a personalidade de Seishuu e essa troca entre o simples e humilde com o moderno e culto acaba sendo ótima para todos, principalmente para Seishuu que começa a perceber que o equilíbrio entre a perfeição e o original não é nada simples. Aliás, esse é um dos temas trabalhados no anime, a questão da originalidade artística, uma vez que ele sabe perfeitamente fazer aquilo que se deve fazer para ser bom em caligrafia, mas não consegue colocar sua própria originalidade na obra, algo que ele aprende aos poucos à medida que vai vivendo uma vida simples e normal. O local em que vive, apesar de ser um povoado pequeno, faz com que ele aumente e muito sua criatividade, principalmente porque Naru o ajuda e muito com seu modo espontâneo de ser.

O anime está repleto de personagens carismático, como as crianças, as duas adolescentes folgadas, entre outros. Eu confesso que no começo eu torci o nariz para a relação de Seishuu com a Naru, com medo de ser um tipo de Usagi Drop (mangá), mas a relação ficou mesmo no quesito amigos, com a inocência que se deve ter.

Por fim, “Barakamon” é um anime de alta qualidade por possui um bom enredo que dilui o drama e mistura com a comédia, além, é claro, de possuir personagens simpáticos e desenvolver bem a problemática do protagonista.

Pers

You Might Also Like

6 comentários

  1. Ahh que legal esse anime parece ser muito bom vou assisti-lo com certeza..kissus!!

    ResponderExcluir
  2. Deve ser fixe o anime, tenho de assistir.
    http://s2garota-sonhadora2001.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Hum... Na minha opinião foi o melhor da temporada.
    Um anime leve, e muito gostoso de ver, com toda quela confusão e cenas cômicas ainda nos passa uma lição de vida importante. Com certeza uma grande animação.
    Recomendo, é muito bom.
    Abraço. eo

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse anime. Ficou um gosto de 'ja acabou?'

    Não entendo esses japoneses. Quando fazem algo que realmente chama a atenção pela simplicidade, tem poucos episódios. A simplicidade de Barakamon realmente me conquistou!

    ResponderExcluir
  5. Eu amei esse blog! TUDO MAIS O QUE EU PRECISO ESTÁ AQUI!

    ResponderExcluir