Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

La Corda d’Ouro

By 17:08 , , , , ,



Depois de assistir “Nodame Cantabile” fiquei com vontade de assistir “La Corda d'Oro”, mas talvez tenha sido esse o verdadeiro problema, porque em relação ao enredo e tema “Nodame” é incomparável.

Hino Kahoko é a protagonista da história, uma garota meiga, alegre e extrovertida que estuda na academia Seiso, uma escola super conceituada que divide as turmas em dois grupos: os estudantes de música e os estudantes de conhecimentos gerais. Hino faz parte da turma dos estudantes “normais” e não sabe tocar nenhum instrumento, até que um dia encontra a fada Lili, que fica super feliz de encontrar alguém que a veja. Lili inscreve Hino no concurso de música da escola e a presenteia com um violino mágico que possuiu uma corda de ouro. Qualquer pessoa pode tocar o violino, desde que queira realmente tocar com o coração, dessa forma o som do instrumento sai de maneira encantadora. Assim, meio que pressionada por Lili, Hino começa a participar de um concurso de música da escola.

O anime até um certo ponto é bem divertido, mostrando a competitividade e a amizade entre os participantes do concurso: Ren Tsukimori, Tsuchiura Ryoutaru, Azuma Yunoki, Kazuki Hihara, Keiichi Shimizu e Shouko Fuyuumi .


Fuyuumi é aluna do primeiro ano, bastante tímida, mas com a ajuda de Hino começa a madurecer ao longo do anime, seu instrumento é a clarineta. Shimizu também é do primeiro ano, toca violoncelo, é bastante sonolento porque passa as noites estudando música e aprecia muito o som do violino de Hino. Kazuki Hihara é o mais alegre de todos e o mais divertido, é o único que demonstra mais claramente o que sente por Hino, seu instrumento é o trompete. Assim como Kazuki, Azuma é do terceiro ano, aparentemente é um garoto doce e meigo, mas depois sua verdadeira personalidade é revelada, seu instrumento é a flauta. Tsuchiura é do segundo ano e assim como Hino, faz parte da turma de conhecimentos gerais. Tsuchiura só se inscreve no concurso depois, uma vez que Hino o ajuda a superar alguns traumas do passado, seu instrumento é o piano. Por ultimo, Tsukimori, um aluno exemplar, mas frio e anti-social do segundo ano, seu instrumento é o violino.

Todos acabam tendo uma relação mais estreita com Hino, tornando-se amigos dela. Azuma é o meu personagem preferido, sua personalidade às vezes perversa era muito interessante de assistir. Já o Tsuchiura é o “senpai” perfeito, bonito, charmoso, gentil e Tsukimori é o seu oposto, pois é bastante arrogante, mas Hino consegue, mesmo sem tentar, mudar um pouco de sua personalidade.



“La Corda d'Oro” tinha tudo para ser um bom anime, poderia ter desenvolvido triângulos e quartetos amorosos, mas o romance não sai. Além disso, da metade do anime em diante a história fica depressiva e todo o tempo Hino fica se questionando se deve ou não tocar violino e o fato de estar enganando as pessoas começa a pesar. Pesa tanto que eu quase não consegui terminar de assistir. A depressão de Hino em alguns episódios a torna muito chata e isso influência os outros personagens, que acabam ficando depressivos também.

Diferente de “Nodame Cantabile” que é um anime mais complexo, animado e a gente até aprende um pouco sobre música, em “La Corda d'Oro” o máximo que a gente aprende é com as dicas do Lili e muitos dramas que poderiam ser mais desenvolvidos ficam estagnados.

Apesar de me irritar as frases do tipo “eu vou dar o melhor de mim”, que permeiam todo o anime, a verdade é que já assistir coisas piores, mas “La Corda d'Oro” está longe de ser meu anime preferido.

Pers

You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi Pers!
    Eu assisti esse anime há bastante tempo, e gostei.
    Eu acho que não dá para comparar com Nodame Cantabile, porque as propostas são muito diferentes... Em Nodame (que é josei) temos alunos da faculdade de música, e um nítido par romântico. Ambos são excelentes em seus intrumentos e no caso de Nodame não lhe falta dom nem base de estudos e sim, disciplina.
    Em La Corda, que é shoujo, temos alunos de um colegial, sendo que uma delas está tentando aprender música.
    Acho que seja mais interessante para quem se encontra na situação dela, porque quem estuda musica (especialmente música clássica) sabe que nenhum auxílio mágico vai esconder a sua mediocridade e, mesmo que você seja amiga deles,estar cercada de estudantes virtuosos enquanto você não sabe absolutamente nada pode ser INCRIVELMENTE estressante.
    Quanto ao desenvolvimento do romance, la corda é um típico shoujo de harém invertido (coisa que me agrada bastante), e eu não sei o que acontece no final... só sei que o anime ganhou uma segunda temporada curtinha em 2009, e mesmo assim não da para ter o final certo, porque o mangá que inspirou a série, se eu não me engano, acabou só agora nesse ano (ou no final do ano passado, não lembro).
    Eu gostei especialmente de alguns meninos do harém, os meus favoritos são o Yunozuke e o Tsukimori. E apesar da amizade entre a protagonista e Tsuchiura, eu aposto que ela deve ter acabado a história namorando o Tsukimori...
    XOXO
    Mallu

    (estou usando essa conta porque não consegui comentar com a outra do blog)

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc Mallu, não dá para comparar, o problema é que eu comparei mesmo sabendo das diferenças e como faz pouco tempo que vi Nodame não deu pra separar! rsrs Mas eu esperava mais desse anime, mesmo sabendo que é um simples shoujo, achei alguns episódios pura enrolação......
    No anime não tem conclusão romântica e pelo que ouvi no mangá tem mais ou menos.... Adoro o Azuma, mas torcia pelo casal Hino e Tsukimori!!!

    PS: o blogger está mesmo com problemas.....

    ResponderExcluir
  3. (nem todo shoujo é simples, o que eu quis dizer é que o público era diferente)
    Quanto os episódios de enrrolação, eu não lembro direito pq faz muite tempo que eu vi ^^
    (Torço pelo Tsukimori também, o Azuma eu queria pra mim! huahahahah)

    Então foi isso mesmo que aconteceu! Tomara que pare de dar problema, né?
    xoxo
    Mallu

    ResponderExcluir
  4. Mallu vc tem razão, nem todo shoujo é simples, ainda bem, né?!

    Por enquanto o blogger voltou a funcionar.......

    XOXO

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem né? Uma vez o wordpress deu pau, e eu achei que eu ia morrer (fazendo a dramática agora!) huahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei do anime... claro que algumas vezes chegava a dar depressão e eu adoraria ver um triangulo amoroso entre o Hihara, a Hino e o Tsukimori mais esse anome que me fez despertar o interesse pelo violino....

    ResponderExcluir
  7. Fas entre 1 e 2 anos q vi o anime e amei. principalmente 2 motivos: adoro violino (na época tinha "acabado" de começar a aprender a tocar") e ñ sou nd fã de romances. Mas esse me pegou pq é justamente td nas entrelinhas, não tem nd certo, todos os garotos de alguma forma olha pra ela mas ninguém realmente fala (menos o trompetista quando eles foram 'acampar' ou algo do gênero com o pessoal do grupo, que foi o q chegou + perto). A segunta temporada é bem simples, e tb acaba sem ter a certeza de nada. O que relamente é, nunca temos a certeza do amor e cia. Ora tá de um jeito ora tá de outro, foi por isso q eu gostei, reflete relativamente bem o período em q me encontrava (e me econtro de certa maneira), e vi o anime logo depois de ter entrado na faculdade... Então, acho o anime uma boa pedida para quem curte música clássica/violino e ñ curte mto romances melados. Tirando a parte que vcs falam da depressão e de chatisse o post é legal. Oras... desde quando alguém ñ passa por períodos de depressão e dúvidas!? é a coisa + normal, ainda mais nunca situação como a da Hino. E de ficar chato por isso... sinceramente ñ achei ñ. Ficava ansiosa pra chegar em casa e ver o resto.

    ResponderExcluir
  8. Laura, eu realmente respeito a sua opinião e percebi que o anime mexeu muito com vc, mas não comigo. Eu, particularmente, não gosto muito de animes do tipo harém, em que TODOS os garotos se apaixonam por um única garota, acho que isso deixa o romance mais fraco e sem foco, mas isso é apenas minha humilde opinião!

    ResponderExcluir
  9. Estou assistindo este anime (mais especificamente estou no ep 17) eu adoro musica clássica, e acho que foi por isso que decidi assistir o anime, embora não seja muito fã de haréns, deste eu estou gostando, mas uma coisa que tem acontecido nos últimos episódios foi o peso da mentira cair sobre a personagem, até eu estava me sentindo mal por ela, o clima esta horrivelmente tenso, mas no final eu espero que ela aprenda a tocar de verdade, estou realmente aflita com a situação >_<
    Por enquanto eu estou gostando do Hihara pois ele e engraçado e é o único que deixa bem explicito seus sentimentos, o Tsuchiura eu amei ele desde o momento que descobri que ele tocava piano, pois eu simplesmente amo esse instrumento, e depois Yunoki mostrou sua verdadeira identidade eu comecei a gostar um pouco mais dele...

    ResponderExcluir
  10. Paula, vc já assistiu Nodame Cantabile, se não assiste, já que vc gosta de música clássica vai adorar!

    ResponderExcluir
  11. Olha pers eu ate to gostando de la corda d'Oro eu n gosto muito de animes q tudo da certo eu acho q eles estão longe de ser perfeitos,alendo mais minha irmã n achou o nodame legal eu tb n achei la essas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, hoje em dia tenho menos ainda paciência para Harém do que na época que escrevi o texto kkkkkk Eu acho Nodame mais inteligente por desenvolver melhor o amadurecimento profissional deles, mas sabe como é, tudo tb é uma questão de gosto.

      Excluir