Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

House of Night

By 11:40 ,

House of night é a série de livros das escritoras P.C Cast e Kristin Cast (mãe e filha respectivamente). Atualmente no Brasil já foram lançados quatro livros da série: Marcada, Traída, Escolhida, Indomada e em breve, agora em maio, Caçada.

A série conta a história de Zoey, uma garota adolescente que um dia ao chegar ao colégio é marcada. Neste mundo criado pelas Cast, alguns adolescentes são escolhidos e assim marcados para se transformarem em vampiros. No entanto, nem todos sobrevivem à transformação. Mas até que esta fique completa, todos passam a viver na Morada da Noite, uma escola para vampiros novatos.

Zoey tem pais ausentes, uma mãe subordinada a um padrasto fanático religioso, um namorado que adora beber e uma avó que é quase uma mãe. A protagonista depois de marcada é obrigada a largar tudo para ir para a Morada da noite.

Zoey além de ter que passar por todos os problemas da adolescência, ainda tem que enfrentar sua transformação e sua popularidade, uma vez que sua lua crescente (sua tatuagem na testa que mostra que foi marcada) ao contrário dos novatos vampiros, já está toda cheia, ou seja, completa. Isso faz dela uma novata especial, uma futura sacerdotisa.



No primeiro livro da série, Marcada, temos o inicio da jornada da protagonista e os leitores começam a conhecer esse mundo em que vampiros e humanos convivem em uma aparente paz. É no primeiro livro também que conhecemos os amigos de Zoey, seus poderes e sua primeira inimiga, Afrodite.

A narração é feita de maneira bem simples, às vezes simples demais, de modo muito direto. Encontramos nas falas dos personagens gírias e até mesmo palavrões. O que me parece positivo, uma vez que isso é recorrente na fala dos adolescentes. Isso torna a protagonista mais real, alguém até mesmo comum.

A série como um todo mistura religião, magia e vampirismo, mostrando aspectos Wicca e também lendas indígenas. Tudo existe neste mundo e tudo nele é possível. Outro aspecto positivo são as cenas “calientes”. Sem falso moralismo, as escritoras mostram o que pensam e o que fazem os adolescentes do livro.

No segundo livro da série, Traída, como o próprio nome diz, Zoey é traída por alguém que gostava muito. Confesso que é fácil demais descobrir quem a traí e o segundo livro deixa um pouco a desejar. O enredo se modifica completamente, muitas mortes ocorrem na Morada da Noite, alguns novatos aparentemente não conseguem fazer a transformação e Zoey não consegue se livrar de seu antigo namorado humano, Heath. Começamos a compreender melhor o motivo pelo qual Zoey se sente tão atraída por sangue, uma vez que novatos não deveriam se sentir assim.

Já em Escolhida, o enredo toma um novo rumo novamente, apesar de saber quem é seu inimigo, a futura sacerdotisa não consegue escapar das armadilhas do inimigo. Tudo vira um verdadeiro inferno na vida de Zoey. E até seus amigos se afastam dela. No entanto, uma antiga inimiga se torna amiga. Ao contrário do segundo livro, este já não é tão óbvio. Sua narrativa é mais complexa e mais aprimorada. No entanto, o meu preferido é Indomada, o quarto livro da série.



Indomada já começa mostrando outros inimigos e Zoey precisa arrumar sua vida amorosa que está um caos. Precisa ter de volta seus amigos, precisa protegê-los e proteger sua avó. O livro mostra diferentes pontos de vistas em relação as religiões, de forma a não rotular os cristãos. Indomada tem muito mais ação, dá até pra ficar sem fôlego. Além de ser mais apocalíptico e extremamente sombrio.

Espero que as escritoras sigam a partir de agora essa linha mais séria e sombria, mostrando que a série tem um núcleo de fatos que serão desenvolvidos pouco a pouco e deixando-nos curiosos para saber o final!

Pers

You Might Also Like

0 comentários