Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Snape - Herói ou Vilão?

By 17:15 , ,



Esses dias visitando os milhões de fóruns que participo, me deparei com uma pergunta sobre o Harry Potter. A pergunta era bem boba pra falar a verdade, mas me fez lembrar exatamente daquilo que eu não gostei no último livro da série. A pergunta era: “Vocês sempre acharam que o Snape era vilão ou acreditaram em Dumbledore, quando ele dizia que confiava no professor”?

Como eu disse, a pergunta era bem simples, ao respondê-la me lembrei de que não só sempre achei Severo Snape um grande vilão, como nunca cheguei a considerá-lo herói. O fato de Harry ao final do livro colocar o nome do próprio filho de Severo me irritou muito! James foi realmente um idiota ao fazer as coisas que fazia com Snape, mas não sei se merecia ter um neto com o nome de seu rival.



No final das contas Snape nunca fez nada pensando em Harry, só o ajudou para tentar reparar um erro, aliás, um grande erro que causou a morte de seus pais. Ainda que Severo tenha provocado a morte dos pais de Harry sem querer, ou até mesmo por rancor pelas coisas que James e Sirius faziam com ele, nada justifica ele querer a morte de Harry e de seu pai. Severo nunca amou Harry e sempre pensou em se redimir só por cauda de Lílian!

Em breve verei a primeira parte do último livro, estou muito curiosa para saber como será, na tela do cinema, a redenção do personagem mais complexo da saga.

Pers

You Might Also Like

12 comentários

  1. Realmente, é verdade. Mas, eu desde sempre eu gostei do Severo apesar de tudo. Eu também não gostei do Harry ter adquirido uma simpatia instantânea pelo Snape. Ele nunca gostou dele e depois que ele morre ele põe o nome do filho dele de Alvo Severo. AH, Por favor, né? Mas, ainda assim, eu considero o Severo um heóri. Com falhas, mas ainda sim um herói..

    Se a gente for refletir, Dumbledore também não era esse anjo que o Harry sempre pensou. Ele também teve o seu surto de egoísmo e ambição.

    ResponderExcluir
  2. Bom,olhandopor essas aspecto é verdade. Nem mesmo Dumbledore era perfeito, mas achei que o Harry perdoou Snape rápido demais Gabriel!

    ResponderExcluir
  3. Bem, acho que a palavra não era 'vilão' nem 'herói'. O Certo seria classifica-lo como 'anti-herói'... Né?

    ResponderExcluir
  4. Boa Gabriel, anti-herói é o termo perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Snape não é um herói, muito menos um vilão. Ele não queria a morte de James, se quisesse teria arquitetado, porém ele sabia que o Lord não teria pena, e para ele, o James está vivo ou não, não faria diferença. A única coisa que ele realmente queria era que a Lily vivesse. Ele errou, ele mesmo tem noção disso, o caminho que ele havia escolhido e as decisões que ele tomou quando jovem foram a ruína dele. Se ele vivia, vivia em função da Lily, atrás do perdão que nunca poderia ter. Harry não botou o nome do filho de Severus por gratidão ao Snape por achar que ele havia salvo sua vida por amor e blá blá blá, botou por admirar mesmo Snape. E eu o admiro, Snape não é perfeito, nem quer salvar o mundo, não quer mostrar ninguém que "mudou" e que é uma "pessoa melhor", ele realmente faz tudo para si, para Lily que destruiu seu muro e habituou o lugar onde ninguém mais chegou. Ele fez o que fez em uma tentativa desesperada de si perdoar, o que nunca fez. Snape não é idiota por isso, é o personagem mais humano que eu conheço, o homem sim, de fundo, se move em prol próprio. Snape é sincero com si como não se pode ser, como muitos não tem coragem de ser.

    ResponderExcluir
  6. Ok, Sanape era um homem corajoso e Harry o admira, mas me desculpe, eu admiro muito mais o Sirius Black e acho que merecia ser muito mais ser homenageado pelo afilhado do que Snape. Está certo que o Snape se arriscou muito mais pelo Harry, mas parece que o Harry esqueceu tudo que o Sirius sofreu e tudo que ele fez pelo afilhado, achei um pouco de ingratidão o Harry lembrar do Snape, que ainda na minha opinião, pouco se importou com a morte do do pai dele, e esquecer o Sirius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas aí não é culpa do Snape kkkk e sim do Harry, que pra mim, ele sim é um péssimo personagem. O Harry só chegou onde chegou por causa de todas as pessoas que cercaram ele, e ele esqueceu a maioria dessas pessoas. Mas o Harry lembrou sim de Sirius,o primeiro filho dele se chama James Sirius. Eu também considero o Harry muito ingrato, e também sou apaixonada por Sirius , até porque passei a amar Harry Potter por causa dele. Ambos são corajosos ao seu modo, não acho que nenhum mais que outro. Acho que Snape merecia sim ser homenageado, talvez não por Harry, mas foi o único jeito que a J.K achou pra mostrar a importância desse personagem, tanto para ela, como para o rumo da história.

      Excluir
    2. É verdade o filho mais velho é Sirius!!!! Já havia esquecido!! E realmente a J.K poderia ter dado mais tempo ao Snape pra gente se acostumar com a ideia de que ele era muito mais do que aparentava. De qualquer forma, me pareceu que o final dele ficou a desejar.......

      Excluir
  7. É sim kkkk A J.K sabe que a gente nunca iria perdoar ela se ela não homenagesse o Sirius u.u e também concordo , um capítulo tá longe de ser o suficiente pra história do Snape, porém ele continua sendo o mais amado pra mim , acho que é porque li uma Fanfic sobre ele que me fez entender melhor os sentimentos dele. Ahh ,antes que eu me esqueça , sou muito apaixonada pelo teu blog, conheci meus animes preferidos por tua causa, então brigada kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa que bom que gosta do blog!! uhuuuu Sempre será bem-vindo(a)!!!!!

      Excluir
  8. Snape nao foi heroi , muito menos um vilao se voceis perceberam no filme ele seguia os passo de dumbledore mesmo no momento que dumbledore pediu a snape ao matar o mesmo demostra muito afeto pelo alvo , muitos falam que ele nao e uma boa pessoa por que era seguidor do voldemort (tamben um plano de dumbledore) ... por ser crueu com harry e os outros alunos ( era o jeito dele ) O amor por Lilian Potter era grande o bastante para ele conjura um cervo como ela conjurava ... Para quem define ele como um vilao ou um heroi acaba sendo um tolo da vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeito completamente sua opinião, mesmo porque tolo na vida é quem não respeita a opinião dos outros.

      Excluir