Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Nodame Cantabile

By 11:23 , , , , , ,



“Nodame Cantabile” mostra a relação entre dois estudantes universitários e de pós-graduação de música clássica, Megumi Noda (Nodame) e Shinichi Chiaki. Os dois são vizinhos e se conhecem por acaso, porque Nodame acha Chiaki em sua porta desmaiado de tão bêbado e o leva para seu apartamento. Chiaki estava depressivo por causa de seu trauma: ele não consegue andar de avião ou navio e assim não pode sair do Japão para estudar regência em outros países. Ainda para completar, sua ex-namora lhe dá um gelo na mesma noite.

Ao acordar com a música do piano de Nodame, Chiaki foge rapidamente para seu próprio apartamento, assustado com o caos que é o lar de Nodame. A partir daí seus caminhos se intercalam, Nodame se apaixona por Chiaki, mas a principio não é correspondida. Porém, o rapaz pouco a pouco a deixa se aproximar devido ao seu talento musical incomum.

       

O anime mostra a vida, os conflitos e os desafios dos estudantes de música e por isso mesmo é um anime extremamente original! “Nodame Cantabile” é super engraçado, divertido, romântico e mesmo quem não gosta de música clássica vai se interessar por Brahms, Chopin, Gershwin, Rachmaninov, Liszt e Beethoven. Digo isso porque cada lição aprendida por eles é passada de maneira dinâmica, divertida e leve. Dá até vontade de aprender a tocar piano!


Quanto aos personagens, Nodame é sem dúvida um personagem complexo. Assim com os gênios, ela não é facilmente compreendida e interpretada. A cada apresentação de Nodame eu sentia um frio na barriga, porque é impossível descobrir como ela vai se sair; a cada momento com a personagem é uma surpresa! Já Chiaki é um gênio mais fácil de entender, a princípio bastante egoísta, mas consegue mudar seu modo graças a Nodame. Chiaki sem perceber acaba cuidando dela, dando força para que ela continue a tocar seu piano, lavando suas roupas e fazendo comida para ela. Claro que tudo isso em meio a brigas e situações divertidas, como quando Nodame rouba suas camisas para cheirá-las.

O anime tem três temporadas: “Nodame Cantabile”, “Nodame Cantabile Paris-Hen” e “Nodame Cantabile finale”. A última temporada acaba de maneira evasiva, com perspectivas para o futuro e dizem que os Ovas virão para dar um final conclusivo, assim espero.



Não se intimidem pelo tema de música clássica, no fundo “Nodame Cantabile” é um anime que mostra as dificuldades da vida dos estudantes, suas dúvidas, seus problemas e seus romances. Na segunda temporada Chiaki e Nodame vão viver em Paris em um edifício de estudantes estrangeiros, mostrando a riqueza da diversidade cultural. Já na última temporada, Nodame volta a ter conflitos com o piano, uma vez que sua vontade de tocá-lo de maneira livre volta à tona, principalmente com o avanço da carreira de Chiaki. “Nodame Cantabile” é mais do que um simples anime de comédia romântica, o drama vivido pelos protagonistas e a evolução deles ao longo da série mostra um grande amadurecimento na história, transformando o anime em algo único.

       

       

     

Final: Feliz, mas com um gostinho de quero mais.

Pers

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei esse espaço, muito massa falar de animes, sou super fã de shojo! Massa, espero que vc continue a alimentar o espaço em 2011, já estou seguindo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi pandora, muito obrigada! Vou comentar mais de animes do tipo shoujo sim! Ainda tenho que falar de Kaichou Wa Maid-Sama, Fushigi Yugi , entre outros. Ah, de alguns doramas tb! Mas sabe como é o tempo né?

    Sinta-se a vontade para comentar sobre o que vc quiser!


    Bjs, pers

    ResponderExcluir
  3. Eu simplesmente amei este anime, e estou m e preparando pra comprar o mangá, ou baixá-los, se não tiver em português. u.u

    Obrigada por me relembrar tantas lindas músicas

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Erica, ainda não li o mangá, mas morro de vontade de ler e temos algo em comum: eu tb amo Nodame Cantabile!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *.*
      Reencontrei seu blog!!! eeeeeeeeeeeeeeeee!
      Eu só encontrei o mangá para comprar em japonês e inglês - meu inglês não é tão bom assim, e à epoca, não encontrei todo ele em português.

      Sempre tenho vontade de rever a série! =)

      Excluir
  5. Que bom Erica!!! Eu tb tenho vontade de rever a série, principalmente a primeira temporada!!!

    ResponderExcluir