Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Shinsekai Yori

By 17:09 , , , , , , ,


Ultimamente ando tão atolada de animes pra ver que nessa semana tive que pedir ajuda ao meu amigo e companheiro da página Japanholic's, do facebook, Humberto (Kujo), para disponibilizar sua excelente resenha do anime Shinsekai Yori aqui no blog! Aproveitem a leitura!



O review abaixo foi escrito algum tempo depois de terminar o anime (uma semana), então talvez não seja o mais exato. Antes de mais nada, quero deixar clara uma coisa (e escreverei de maneira ácida mesmo, porque fico indignado com a situação): se você deixou de ver ou dropou o anime pelo simples fato de ter visto personagens homossexuais, você é um idiota.

Análise: O futuro não é algo totalmente high-tech e com máquinas fazendo tudo como todos acham que será. Em vez disso, a humanidade descobriu a habilidade da telecinésia, Cantus, e criou um mundo onde o espírito faz parte do ser. Lendas sobre criaturas estranhas são comuns no mundo todo, como Almas de Gato, Minoshiros Falsos e Bakenezumis. Shinsekai Yori conta a história de Akizuki Maria, Aonuma Shun, Asahina Satoru, Itou Mamoru e Watanabe Saki, que aos 12 anos, acabam encontrando várias dessas criaturas e se chocam ao descobrir que por trás da paz espiritual, reside uma história manchada de vermelho-sangue e um mundo que pode entrar em colapso a qualquer momento, por qualquer descuido.

História: Sem dúvida, o anime possui uma das histórias mais interessantes que já vi. A trama começa um pouco devagar, mas a partir do episódio 4, o suspense, os mistérios e o desenvolvimento, todos espetaculares, são responsáveis por manter você assistindo vários episódios seguidos, sem sequer considerar parar: no meu caso, um total de quinze episódios foram assistidos consecutivamente. Para alguém que costuma assistir três por dia, isso é incrível. Dou um realce especial para a palavra "suspense", porque ele foi bom ao ponto de tirar meu sono e de me fazer dar pausas entre os episódios para respirar fundo e aliviar o nervosismo. Jamais um anime ou qualquer obra tinha me deixado assim. Por fim, o questionamento que a história passa é interessante: até que ponto o ser humano pode "brincar de Deus"?



Arte: A arte no anime evita o uso de cores "brilhantes" e é bem adequada para o cenário. Tivesse ela cores mais vívidas, o anime perderia boa parte de sua atmosfera e seu suspense. Sem mais comentários aqui porque não houve nenhum destaque positivo nem negativo.

Personagens: Individualmente, Shinsekai não tem destaque nos personagens humanos. Squealer e Kiroumaru possuem os melhores desenvolvimentos individuais, pelo fato de não serem humanos e terem sua interação com os mesmos bem explorada. Para o restante do elenco, o desenvolvimento das relações entre os personagens é o que realmente chama a atenção e dá força a eles no gosto de quem está assistindo. Nisso, sobressai-se Akizuki Maria, que é de longe a melhor personagem do anime. Também destaco Asahina Tomiko, que possui um passado no mínimo interessante.


Trilha Sonora: A trilha sonora tem uma ótima qualidade e aplicação, principalmente para os eventos do segundo e último arco da história. Shinsekai tem a peculiar característica de não possuir temas de abertura, coisa que eu sequer tinha ouvido falar em algum anime com mais de 6 episódios. O primeiro tema de encerramento, "Wareta Ringo", é acima da média. "Yuki ni Saku Hana", em minha opinião, caiu bem como ending do terceiro arco, mas não do quarto. Algo similar ao estilo do Kalafina faria um excelente encerramento para esse arco.

Geral: Da primeira vez que eu ouvi falar de Shinsekai Yori, achei que ia gostar do anime, mas que não entraria no meu top 10 com facilidade. Do quinto episódio pra frente, porém, eu simplesmente não consegui parar de ver. Acordei cedo para maratonar o resto, fiquei chocado com as viradas de enredo, triste com o fim trágico de alguns personagens e pensativo sobre certas questões. Admito que sou muito bonzinho dando notas, usando 8,0 como média e adorando distribuir noves, mas isso não significa que muitos animes que eu assisto possuem um nível de excelência. Shinsekai Yori é, indiscutivelmente, uma obra-prima e empata com Code Geass: Hangyaku no Lelouch em primeiro lugar no ranking de melhores animes que eu já vi ou estou vendo.

Nota Final: 10/10.

Por fim, digo que eu mantinha Code Geass em primeiro lugar no meu top animes não por julgá-lo como "um anime insuperável", mas porque continuo vendo animes buscando algo tão bom quanto, ou até melhor. Shinsekai Yori foi o primeiro anime que me deu a certeza de que está nesse nível.

Até!

Humberto Mansur (Kujo Kazuya)

You Might Also Like

12 comentários

  1. Esse anime é incrível , confuso no começo , mais incrível , sem dúvidas ele ficou marcado (pelo menos pra mim)
    Beijos | Swalli Shoujo

    ResponderExcluir
  2. Deve ser bom

    http://galaxykawaiii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. aceita participar do desafio''eu e a música''
    se sim de uma olhadinha:
    http://animesdojapao.blogspot.com.br/2013/10/desafio-eu-e-musica.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mikan-chan!!! Eu adoro músicas, amo mesmo, mas dessa vez não vai dar pra participar, não estou com tempo nem pra fazer as resenhas do blog!! Mil desculpas!!

      Excluir
  4. Nossa quando vi seu post comecei a pesquisar sobre o anime,achei os comentários bem interessantes(principalmente do ep 8),tava rolando a maior discussão em relação aos casais homossexuais(só que não achei muito necessária essa parte,resumindo não entendi a lógica deles virarem gays).Mas enfim,achei maravilhoso o anime principalmente quando o Squealer diz que a espécie dele também é humana!(e sinceramente até que fiquei do lado deles).Muito bom mesmo o anime,se não fosse pelo seu post eu nem saberia dele ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kk se fosse só por isso já seria menos polêmico. Tem certeza que mudar a genética de humanos normais para se parecer como outra criatura, e deixar os super-humanos normais seria só para controle populacional mesmo? Até onde me lembro, milhões de humanos já haviam sido mortos... Acho que o motivo aí é mais vez um complexo de superioridade.

      Excluir
  5. Pois é um anime bem polêmico né Hinata? Mas fico fel\ que tenha gostado do anime!

    ResponderExcluir
  6. foi tão chato que dropei no primeiro ep

    ResponderExcluir
  7. bem é um anime cheio de suspense e os casais homosexual de pois gostam de uma menina e meio confuso mais da um nervosimos um suspense q vc para pausa respira com medo do que vai ser o final o anime meche com nosso pisicologio e interesante mais confuso se paramos para pensar
    mas mesmo assim gosto da saki e nao acho que ela seja lesbica pk ela acaba gostando de um dos meninos do anime

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, relações homossexuais em uma história de Ficção FUTURISTICA da nossa sociedade era algo que não deveria nem ser discutido. Então larga esse preconceito de lado e aprecie uma boa obra.

    ResponderExcluir