Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

O Jardim das palavras (Kotonoha no Niwa)

By 15:02 , , , , , ,



“O Jardim das palavras” (Kotonoha no Niwa - The Garden of Words) foi produzido pela CoMix Wave e dirigido por Makoto Shinkai, que simplesmente conseguiu produzir uma obra de arte de apenas 45 minutos!

Takao é um jovem rapaz que sonha em ser designer de sapatos e Yukino é uma mulher mais madura, professora, que precisa superar o passado e sua melancolia, eu diria até que depressão. Ambos não possuem nada em comum a não ser seus próprios medos e batalhas internas, mas um dia o destino resolve juntá-los em um parque em um dia chuvoso. A partir de então surge uma bonita relação entre os dois em que a cada momento de chuva é ansiado por ambos.



Takao é um rapaz super responsável que cuida da casa, trabalha e estuda (apesar de cabular as aulas quando chove), tem um mãe que costuma beber com frequência e que o abandona para morar com o namorado. Já Yukino é uma mulher sozinha que sofreu no passado uma grande injustiça que destruiu sua vida profissional.

Eu diria que a cada encontro os protagonistas fazem um tipo de terapia, como se a chuva representasse um momento de choro, de desabafo e que quando ela passa o sol aparece para eles seguirem novamente suas vidas. Por isso, o elemento chuva não está na obra apenas para forçar o encontro dos protagonistas, mas também como um símbolo dos anseios de casa um. No entanto, as palavras de desabafo não são ditas, são sentidas porque o filme apesar do nome nos mostra toda a história muito mais de forma narrativa do que dialogada. Os diálogos aparecem apenas quando são estritamente necessários.



Em apenas 45 minutos Makoto Shinkai consegue desenvolver bem os personagens que evoluem ao longo do filme, de maneira simples e bem trabalhada. Obviamente, o casal é cativante, principalmente pela amizade que surge “do nada” e pelo cuidado que cada um tem pelo outro. Além disso, o cenário do parque em que Yukino e Takao se encontram é belíssimo, bastante agradável de ver.

“O Jardim de palavras” é filme admirável, não só com um enredo bonito e inteligente, que nos dá uma sensação de calma e recomeço, como também no seu aspecto estético e sua originalidade. Super recomendo.

Pers

You Might Also Like

11 comentários

  1. Ano passado, o colaborador intrometido havia falado desse filme. E eu ainda não tomei vergonha na cara para assisti-lo. Mas pelo seus comentários em relação a obra é algo que deva ser apreciado, não pelos diálogos mas pela observação nas cenas....

    Até breve!

    ResponderExcluir
  2. Oi Natália! Seu colaborador intrometido tem bom gosto kkkkkk é um excelente filme, tenho certeza que vai gostar!

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é simplesmente lindooooooooooooo! E o desfecho da história chega a ser perfeito em todos os sentidos possíveis para mim. Concordo muito com tudo o que tu escreveu Mi, é uma obra de arte em 45 minutos!!!

    ResponderExcluir
  4. Com o perdão da intromissão aqui também (rsrsrsrs), eis o link para o post sobre este belo filme no blog da Natália: http://naty-land.blogspot.com.br/2013/07/o-jardim-das-palavras-e-o-poeta-do.html

    ResponderExcluir
  5. Olá!!! onde é que você assiste e/ou baixa os animes?

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi,olha tem nos sites anbiente e sakura animes!!!

      Bjs

      Excluir
  6. Acabei de ver esse anime na Netflix e a única palavra que vem na minha mente é: Sensacional

    ResponderExcluir
  7. Gente, vai ter continuação? Precisa...não me conformo de ter acabado e ponto. Kkkkkkkk

    ResponderExcluir