Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Orange

By 14:29 , ,


Hoje meu querido amigo Eiti é quem escreve aqui no blog e ele que está morando no Japão vai falar de Orange, um pouco do mangá e também do filme!

Orange

Olá pessoal! Acredito que muitas pessoas tem algum tipo de arrependimento e fica imaginando o que aconteceria se mudasse alguma coisa da sua vida. Este é o motivo de viagem no tempo que é algo de ficção científica com seus paradoxos serem aplicados em vários gêneros. Hoje vou falar sobre Orange, um mangá shoujo com shounen e viagens no tempo.

Orange é um mangá publicado desde 2012 e finalizado em 2015 com 5 volumes. Começou sendo publicado na revista Bessatsu Margaret, mas por motivo de saúde foi cancelado. Depois retornou na Gekkan Action de público masculino. Isso não significa que seu estilo mudou, mas que sua fórmula cativa qual quer público.


Takamiya Naho recebe uma carta dela, mas acha que é uma brincadeira de alguém. Quando vai para a escola percebe que a carta contém eventos que vão acontecer no futuro, como a chegada de um novo aluno na escola chamado Naruse Kakeru. Nestas cartas contém algumas instruções, mas Naho continua ignorando até descobrir que esta carta foi enviada para tentar salvar Kakeru que vai morrer em pouco tempo.

A graça desta série está no fato da protagonista tentar seguir as instruções da carta para salvar Kakeru, mas nem sempre consegue. Depois que ela pega o jeito de seguir as instruções, começa a dúvida de que tudo pode dar errado caso mude muitas coisas. A linha temporal vai se afastar tanto do original que pode trazer a morte de kakeru de novo. Essa dúvida levantada ao longo da série te cativa e não deixa parar até descobrir o final.

Para fãs de shoujo que adora um triângulo amoroso, claro que esta série tem um triângulo amoroso. No futuro, Naho está casada com o Suwa Hiroto e inclusive tem um filho, mas ela está tentando salvar Kakeru e isso leva para um romance amoroso. Suwa está preparado a jogar o seu futuro com a Naho para salvar o Kakeru. O triângulo amoroso não é tão focado na série, tal vez o drama de salvar o Kakeru já seja suficientemente forte e focar muito no triângulo amoroso não seria tão apropriado.


Orange é um shoujo mais acessível ao público masculino por ser um romance, mas com foco em salvar um amigo. A amizade aqui é um dos focos da série e os personagens coadjuvantes são tão (ou mais) cativantes que os protagonistas.

A série foca mais na juventude dos protagonistas, mas também mostra os amigos adultos. As duas linhas são contadas ao mesmo tempo e os dois são concluídos ao mesmo tempo. Então vemos os protagonistas se esforçando para salvar Kakeru e depois de ficarmos aliviados com isso, o mangá te lembra novamente da dor dos personagens. Esta estrutura aumenta a tensão e a emoção no final.

O traço do mangá é mais para fofo, mas sem exageros que poluem o visual do mangá. Mas dessa vez não vou escrever muita coisa, vejam o vídeo abaixo que é um PV da música adaptação do filme com imagens do mangá.


A série teve uma adaptação bem fiel para o cinema. Claro que o filme tem menos tempo, então retiraram muito da parte cômica e a importância das personagens coadjuvantes. Mas o filme é muito bom, tem um visual muito bonito e fiel ao mangá, já que foi gravado na cidade de Matsumoto na província de Nagano, mesma cidade do mangá. Os atores escolhidos para o filme são bem parecidos com o mangá também, mas a protagonista tem uma voz bem chatinha. A música utilizada no filme também é muito boa e cria um clima ainda melhorar. Se quiser chorar ainda mais que no mangá, aqui está a indicação.

O filme tem como música tema Mirai (futuro) da dupla Kobukuro. As músicas da dupla são bem emocionantes e este não é diferente. A letra conta pela visão da Naho e faz uma comparação muito bonita entre árvore e linha temporal. A árvore aqui seria o de Sakura, já que esta árvore não tem folha quando florida, portanto, em todo futuro terá uma flor.


Este mangá é um drama muito bem escrito, que tem uma estrutura perfeita para te cativar e não largar até terminar a série. A produção do filme foi muito bem feita e a música encaixa perfeitamente, vendendo muito bem até o momento. Inclusive vão relançar o CD numa edição limitada. Aqui vai uma indicação para quem gosta de shoujo ou tem curiosidade de conhecer.

[Spoiler]

Não costumo escrever texto com spoiler, mas este vale a pena. Não sei como está a edição brasileira do mangá, mas na japonesa tem uma informação extra na contra capa que fica escondido. No final Kakeru não vai suicidar e viver feliz com os amigos. Mas e o Suwa? Não vai ficar mais com a Naho e ter filho? Na contra capa tem uma imagem onde está todos os amigos vendo os sakuras quando jovens e quando adulto. Na versão adulto, está todos eles, inclusive o kakeru, mas Naho está segurando um bebê junto com o Suwa. No final, os dois estão destinados a ficar juntos.

[/Spoiler]


Eiti

You Might Also Like

9 comentários

  1. Estou aqui tentada a ler o spoiler Eiti, como faz? Que saudades de ler seus posts. Adorei, claro. Adoro Orange, você sabe.

    ResponderExcluir
  2. Por um lapso quase li o spoiler kkk, estou seriamente disposta a ir atras do mangá, já filmes adaptados nunca me animam tanto.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha despertou meu interesse por esse mangá!

    ResponderExcluir
  4. mas agora tipo o kakeru nao se mata ne? kkkkk por nao ter ficado com a naho no final
    mas ainda bemmm <3 <3 SUWA MERECIA ACABAR FELIZ MANO MERECIA <3

    ResponderExcluir
  5. Teria como publicar a foto da contra capa?

    ResponderExcluir
  6. Então, terminei Orange há pouco tempo e comecei a procurar na internet resenhas e críticas sobre o mangá/anime. Acabei caindo aqui de paraquedas.

    Enfim, eu tive uma visão diferente do que realmente aconteceu. Li alguns comentários e muita gente falando sobre ser impossível as cartas voltarem no tempo e essas coisas. E eu concordo, é claro. Mas eu acho que essa era a ideia da autora. Sabe aquele momento que você está desesperado e ideias mirabolantes começam a surgir na sua cabeça para escapar daquilo? A ideia de mandar uma carta para você mesmo de dez anos atrás está carregada com um arrependimento monstruoso.

    Na minha humilde opinião, aqueles adultos estavam imaginando como a vida seria se tivessem salvo Kakeru. Tipo, não quer dizer que a carta realmente voltou no tempo, mas era algo que todos queriam fazer acontecer. Daí vem aquelas explicações sem noção no momento de desespero. Tudo ficou claro quando eles tiveram essa ideia após lerem as cartas de dez anos antes (Aquelas de como seriam os próximos dez anos).

    Se não ficou tão claro, o que eu quero dizer é que o Kakeru está morto e aquela "reunião" de amigos só estava relembrando os bons momentos e imaginando como seriam as coisas se eles tivessem impedido o suicídio do jovem depressivo.

    P.S: Vi que alguém falou sobre no último capítulo ter a foto do Suwa segurando uma criança no colo. Mesmo a obra focando na amizade, essa foto reforça um pouco o que eu penso. Se o Kakeru estivesse vivo, acho meio improvável que ele não ficasse com a Naho. Ele estar ali na última página, não quer dizer que ele realmente está ali. Acho que era um desejo do grupo que ele estivesse participando daquilo.

    ResponderExcluir