Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Kimono de formatura da faculdade

By 15:57 ,

Abaixo um texto do nosso correspondente do Japão: meu amigo Eiti!

Olá pessoal! A época de formatura já está passando, mas ao ver as fotos de formatura da faculdade observamos algo curioso. Os homens vestidos de terno e as mulheres com um kimono e um hakama diferente do costume.


O hakama é uma peça da vestimenta tradicional japonesa utilizado principalmente pelos homens. O hakama mais conhecido é o Uma nori que tem um corte no meio como uma calça. Ele foi desenvolvido para ser utilizado principalmente para subir no cavalo, mas atualmente é utilizado principalmente para eventos formais como casamento e cerimônia do chá. Também existem os hakamas para trabalho e é este que vemos os artistas marciais utilizarem.




O uso de hakama em eventos formais pelas mulheres era normal até a era Heian (século 8 a 12), mas foi entrando em desuso até que a abertura dos portos para o mundo ocidental aconteceu na era Meiji (1868 - 1912). Com a entrada da cultura ocidental, também houve a criação de escolas estruturadas como no ocidente. O kimono tradicional é muito bom para sentar sobre o tatami, mas as cadeiras foram introduzidas nas salas de aulas. Nesta condição, o kimono vai saindo do formato até abrir. Para que isso não acontecesse, o governo definiu que os uniformes escolares deveriam utilizar o hakama para evitar acidentes. O hakama também tem a vantagem de deixar o barra do kimono alto, facilitando a movimentação. O problema é que como não existia mais hakama feminino, no começo foi utilizado o hakama masculino. Isso fez com que a população fosse contra a sua introdução.


Não se sabe exatamente quem criou o hakama feminino, mas ele é baseado nos hakamas sem a separação no meio utilizado dentro da residencia imperial. O seu uso teve uma boa aceitação da população e se tornou a moda desejada por muitas meninas e mulheres. As pessoas que utilizavam esse hakama eram professoras e alunas. Apenas filhas da elite poderiam estudar nas escolas e uma das poucas profissões que mulheres independentes poderiam fazer fora de casa era a de professora. Portanto a fascinação por essa elite estudada somada com o movimento feminista da época criou uma mitificação desta moda que permanece até hoje na forma de formatura.

Curiosamente esta moda também permitiu que as meninas pudessem escolher a vestimenta que elas realmente querem vestir e criou um mercado de moda produzido e feito para elas. Inclusive nesta época começa a sair revistas femininas de moda.


Então é isso aí pessoal! Quem tiver mais curiosidades sobre o Japão deixe nos comentários!

Eiti

You Might Also Like

1 comentários