Um pouco de Shoujo

Blog de resenhas de animes shoujo, comédias, romances, entre outros gêneros. Além de abordar também filmes, mangas e doramas.

Yuri!!! On Ice

By 11:13 , ,


Já faz tempo que não consigo ver animes pela quantidade enorme de fanservice que os estúdios insistem em colocar em detrimento de um bom enredo, tudo sempre se resume a garotas peitudas ou um harém insuportável e previsível, mas resolvi me arriscar em Yuri!!! On Ice e não me decepcionei, embora também não entre na minha lista de melhores animes.

Yuri Katsuki é um jovem patinador japonês que após uma grande derrota nas competições finais do Grande Prêmio de Patinagem Artística no Gelo, vindo de uma sequência de outras derrotas, resolve interromper temporariamente a sua carreira. Depois de se formar na faculdade o protagonista volta pra casa e uma amiga o grava imitando perfeitamente uma coreografia do famoso patinador russo Victor Nikiforov, seu ídolo desde criança. O vídeo vai parar na internet, se torna um viral e Victor ao assistir aparece na casa de Yuri decidindo ser seu técnico, o que deixa o mundo da patinação perplexo, já que ninguém esperava que Victor fosse parar de competir para ajudar um garoto desconhecido. 

Ao longo do anime vamos vendo a relação dos dois que às vezes vai além de técnico/pupilo e também vamos acompanhando Yuri superar seus traumas em relação às derrotas. Outros personagens aparecem na história, mas o coadjuvante mais importante e meu preferido é Yuri Plisetsky (apelidado de Yurio), um patinador prodígio russo de quinze anos de idade que não se conforma com o Victor sendo técnico do protagonista.


Realmente não me importo com os momentos fanservice em animes desde que estejam lá por algum bom motivo decente, o que graças a Deus foi o que aconteceu em Yuri!!! On Ice. Ironicamente, o nome Yuri no título tem a ver com nome do personagem e não com garotas se relacionando. Na verdade, o que temos no anime são várias cenas yaoi para ativar a loucura das fãs do gênero! Não existe um desenvolvimento amoroso profundo na história e o roteiro gosta de flertar com a nossa imaginação neste quesito e curti esse flerte, não ficou excessivo de forma alguma. Mesmo porque o foco do anime é a evolução do protagonista como patinador e como todo bom anime de esporte o tema central é a superação.

Yuri desenvolveu muitos problemas com suas derrotas, se torna uma pessoa insegura e isso o prejudica, por outra lado Victor não é um treinador experiente e os dois juntos tentam ganhar as competições com todo seus problemas. Claro que Victor gosta de usar e abusar do fato de ser bonito e sexy para deixar o coitado do Yuri constrangido e é difícil não rir com todas as cenas de Victor na casa de Yuri e nas termas. Aliás, as cenas de alívio cômico são muito boas.


Gosto de animes de esporte que nos ensine sobre as competições, por isso amo Chihayafuru, e Yuri!!! On Ice faz isso também muito bem. O problema é qualquer drama além das competições é resolvido muito facilmente e o excesso da competição dos outros participantes que não tem importância na história foi uma quebra de ritmo que não me agradou. Gostei de ver as apresentações, mas nem tanto como eu imaginava.

A qualidade do anime é boa, mescla algumas cenas excelentes em que as coreografias são um arraso com outras mais medianas e as músicas combinadas com as apresentações são ótimas e esteticamente falando é um anime muito bonito.


De modo geral, Yuri!!! On Ice tem uma história boa, os personagens principais são carismáticos, em alguns momentos a gente sente bem a tensão que os atletas sofrem ao competir e torci loucamente pelo Yuri. Apesar de não ter me impactado como eu esperava é um bom anime e vale a pena conferir!

Michele Lima (Pers)

You Might Also Like

0 comentários